Cientista de Harvard é acusada de falsificar estudo

A professora de administração de empresas da Universidade de Harvard, Francesca Gino, foi afastada após um blog de ciência a acusar de falsificar resultados de estudos, de acordo com o New York Times.

O blog DataColada publicou uma análise detalhada da suposta fraude de Gino, incluindo resultados falsificados encontrados em pelo menos quatro artigos. Os três cientistas do comportamento por trás do blog anteriormente tinham descoberto dados falsificados em um dos estudos mais conhecidos de Gino.

No entanto, as descobertas já foram citadas centenas de vezes em outros estudos, com governos gastando milhares de dólares para transformá-las em políticas.

Em 2021, a Universidade de Harvard informou ao professor de escola de negócios Max Bazerman, um dos coautores de Gino, que os resultados de outro estudo do artigo não eram apenas irreproduzíveis – eram falsos. A universidade teria fornecido 14 páginas de evidências mostrando que alguém havia manipulado deliberadamente os dados experimentais, invalidando os resultados, e sugeriu que o jornal que havia publicado e depois retratado o artigo adicionasse uma nota explicando isso.

Na semana passada, a DataColada revelou como haviam levantado anteriormente preocupações com a Harvard sobre os dados falsos de Gino, e posteriormente publicaram evidências de que a professora estrela havia adulterado resultados em mais dois artigos coescritos. Bazerman confirmou ao Chronicle of Higher Education que o nome de Gino estava em quatro artigos atualmente sendo analisados ​​por fraude.

A queda de Gino do favor deu “repercussões significativas na comunidade acadêmica”, disse o cientista comportamental da Universidade da Pensilvânia Maurice Schweitzer ao New York Times, observando estar examinando os oito artigos que co-escreveu com ela e sugerindo que muitos outros colegas da prolífica publicadora estavam fazendo o mesmo.

Autora de vários livros de sucesso sobre temas como desonestidade e comportamento antiético, o trabalho mais recente de Gino tem o irônico título “Rebel Talent: Why It Pays to Break the Rules in Work and Life”.

Enquanto isso, Bazerman usou Gino como um exemplo de lição sobre os perigos de depositar confiança em relacionamentos em seu próprio livro, intitulado “Complicidade: Como permitimos o antiético e como parar”.

“A ironia de esta ser uma história sobre fraude de dados em um artigo sobre induzir honestidade não está perdida para mim”, escreveu ele.

Fonte/Reprodução: Gazeta Brasil