Antena presa é liberada em espaçonave com destino a Júpiter

Uma antena de radar crucial em uma espaçonave europeia com destino a Júpiter não está mais emperrada.

Os controladores de voo na Alemanha liberaram a antena de 16 metros nesta sexta-feira (12), após quase um mês de esforços.

O Júpiter Icy Moons Explorer da Agência Espacial Europeia, apelidado de Juice, decolou em abril em uma viagem de uma década. Logo após o lançamento, um pequeno alfinete recusou-se a se mover e impediu a abertura total da antena.

Os controladores tentaram agitar e aquecer a espaçonave para fazer o pino se mover apenas alguns milímetros. Solavancos consecutivos finalmente resolveram o problema.

A antena do radar vai monitorar profundamente sob a crosta gelada de três luas de Júpiter suspeitas de abrigar oceanos subterrâneos e possivelmente vida. Essas luas são Calisto, Europa e Ganimedes, a maior lua do sistema solar.

Juice tentará entrar em órbita em torno de Ganymede. Nenhuma espaçonave jamais orbitou uma lua diferente da nossa.

As notícias não foram tão boas para a espaçonave Lunar Flashlight da NASA. Depois de lutar sem sucesso por meses para colocar o Cubesat em órbita ao redor da lua, a agência espacial desistiu na sexta-feira.

Lançada em dezembro, a Lanterna Lunar deveria caçar gelo nas crateras sombreadas do polo sul lunar. Agora está voltando para a Terra e depois para o espaço profundo, continuamente orbitando o sol.

O Departamento de Saúde e Ciência da Associated Press recebe apoio do Grupo de Mídia Educacional e de Ciência do Howard Hughes Medical Institute. O AP é o único responsável por todo o conteúdo.

Fonte/Reprodução: Gazeta Brasil